natal em cordasMARCELLO CAMINHA e PEPEU GONÇALVES

NATAL EM CORDAS
ESPETÁCULO FOLCLÓRICO NATALINO



QUEM É MARCELLO CAMINHA?
É um dos músicos mais premiados de nosso sul do Brasil, possui em sua trajetória de oito discos gravados e inúmeras viagens pelo Brasil e pelo mundo divulgando a música regional do Sul. Além de sua carreira como músico nativista, desenvolve um trabalho com enfoque na temática natalina, trabalho que teve sua origem na gravação do seu segundo cd, intitulado “As belas canções de natal ao violão” (1999). Em conseqüência deste trabalho Marcello apresenta shows natalinos há vários anos em circulação por varias cidades do Brasil.

QUEM É PEPEU GONÇALVES
Artista consagrado do cancioneiro, com 06 CDs gravados e mais de 15 anos de carreira. Foi apresentador de televisão no SBT – RS por 04 anos (2010 a 2014). Participações com show natalino em Portugal, atualmente com o CD Jeitão de Gaúcho e o web programa de mesmo nome. Tem uma carreira musical voltado para a difusão de artistas e da música regional do RS. É também o Produtor executivo do projeto Natal Gaúcho. Agora como parceiro do Natal em Cordas.

O QUE É O “NATAL EM CORDAS”?
É o violão tocando músicas natalinas. Natal em Cordas apresenta ao público um grande espetáculo de Natal. É um show que mostra as mais emocionantes canções natalinas tocadas em ritmos gaúchos, além de conhecidos temas do cancioneiro Riograndense, interpretados ao toque peculiar das cordas do violão do Marcello. O espetáculo Natal em Cordas conta com a participação de qualificados músicos que acompanham o violão de Caminha no palco. Com uma instrumentação composta por contrabaixo, percussão e violão, o show apresenta uma sonoridade diferenciada e uma estética que encanta o espectador com arranjos.

PORQUE UM SHOW NATALINO GAÚCHO?
A Região Sul do Brasil tem um povo intensamente regionalista, cidadãos apaixonados e orgulhosos de sua terra e de seus frutos, que não abrem mão de cultivar suas tradições e seus costumes. Mesmo em tempos de globalização esse sentimento perdura no coração dos gaúchos, ato que contribui para a consolidação de sua identidade regional. O chimarrão, o churrasco, as prendas e os peões, estão presentes no cotidiano rio-grandense, e com o “natal” não poderia ser diferente. Todo final de ano se faz presente o chamado “espírito natalino”, que se traduz nas reuniões familiares, na religiosidade que se renova e nos sonhos que se realizam. O Natal é sem dúvida uma das datas mais importantes de nossa atualidade, movimentando a sociedade e oportunizando um momento impar para os cidadãos. Apesar de muitos eventos criados para a comemoração desta data, poucos artistas mantêm um espetáculo musical de natal. Marcello Caminha, preocupou-se em criar um ao seu estilo, buscando valorizar e enriquecer esse momento mágico na vida dos gaúchos, fez uma releitura dos clássicos natalinos para ritmos gaúchos

QUAL É O REPERTÓRIO DO SHOW?
Buscando a integração entre a temática musical clássica do natal e a música regional do Sul, Marcello Caminha e Pepeu Gonçalves e seu grupo levam ao palco uma lista do que existe de mais marcante na sonoridade regional unida à música que o povo costuma cantar ou até mesmo assoviar, na época de natal: as canções natalinas clássicas. Então, gingle Bells, Noite Feliz, Anoiteceu e Ave Maria, clássicos natalinos tocados em ritmos gaúchos, contracenam com Céu, sol, sul, terra e cor, Canto Alegretense, Mérica, Mérica, Barril de chopp, entre outros clássicos formando o repertório que o público costuma cantar junto durante o show, e com a interatividade de Pepeu Gonçalves amadrinhado pelo som do violão gaúcho de Marcello Caminha.

O GRUPO:
Marcello de Macedo - Marcello de Macedo Caminha Filho, de nome artístico – Marcello de Macedo é natural de Bagé/RS. Apesar da pouca idade, (21 anos) atua como percussionista em shows com César Oliveira e Rogério Mello, onde aparece no DVD O Campo. Fez uma participação no DVD O melhor do Canto e Encanto Nativo, pela gravadora ACIT, gravou o mais recente CD de Daniel Torres e CD de Marco Aurelio Vasconcellos e atua em vários shows juntamente com seu pai Marcello Caminha e com outros artistas que o convidam para tocar.

Marquinhos Molinari (percussao)
Nascido em Vacaria, teve seu primeiro contato com a música através de escola de samba União da glória próximo de sua casa, aos 8 anos de idade participou como membro da bateria nos carnavais da região, aos 11 anos, fez aula de bateria com Samir, baterista da banda Volúpia. Nos anos 2000, entrou em oficinas e conheceu o professor Barel e logo passou a fazer aulas com Fernado do O e acompanha grandes nomes da musica nativista

 

PRODUÇÃO EXECUTIVA:

REALIZAÇÃO: Caminha Produções Artísticas LTDA
DIREÇÃO EXECUTIVA: Luci Irala Caminha
DIREÇÃO MUSICAL E ARTÍSTICA: Marcello Caminha
PART. ESPECIAL: Pepeu Gonçalves
TÉCNICO DE SOM: Marcelo Cabelo